quarta-feira, 11 de outubro de 2023

ÓPERA DO MALANDRO

 A "Ópera do Malandro" é uma peça escrita por Chico Buarque, que estreou em 1978. A história se passa no Rio de Janeiro, durante os anos 40, e o enredo mistura elementos do teatro de revista com a estética da ópera.

A trama gira em torno de Max Overseas, um malandro carismático e sedutor que manipula pessoas à sua volta para alcançar seus objetivos. Ele se envolve com múltiplas mulheres, como Vitória Viúva, uma órfã que se torna uma cantora famosa, e Teresinha de Jesus, uma jovem ingênua e apaixonada.

Durante a peça, são apresentadas diversas canções inesquecíveis, como "O Meu Amor", "Geni e o Zepelim" e "Teresinha", que se tornaram clássicos da música brasileira. As músicas são marcadas pela poesia das letras e a melodia envolvente, característica do talento de Chico Buarque.

Um dos momentos mais marcantes da peça é a performance de Geni, interpretada por um drag queen, cantando a famosa música "Geni e o Zepelim". Nessa cena, a personagem Geni, que é prostituta, é aclamada como heroína pelo público, contrastando com a moralidade hipócrita da sociedade.

Durante a apresentação de "Ópera do Malandro", pude compartilhar esse momento especial com a minha amiga Maria Teresa. Juntos, nos envolvemos na trama dos personagens e nos emocionamos com a evolução dos arcos dos personagens, torcendo por suas conquistas e lamentando suas derrotas. Através das músicas e diálogos, a peça tratava de assuntos sociais, como a exploração dos mais pobres e a falta de oportunidades para aqueles que viviam à margem da sociedade.

Ao final da apresentação, Maria Teresa e eu saímos do teatro com uma sensação de impacto. 

Ficamos maravilhados com a qualidade das performances, a beleza das músicas e a profundidade dos temas abordados.

Lembramos dos momentos íntimos e catárticos que vivenciamos durante a apresentação, visto  que a peça também contém seus momentos românticos e sensuais .


MARIA TERESA no blog "Elas ..."

"É como o brilho de cristal

Tua boca é tentadora

O teu corpo encantador

Suas palavras enganosas

Me fazem delirar

Se isso for pecado

Eternamente quero pecar"