segunda-feira, 31 de julho de 2023

RIO AMAZONAS

 O Rio Amazonas é o maior rio em volume de água do mundo, situado na região norte da América do Sul. Ele nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e percorre cerca de 6.992 km até desaguar no Oceano Atlântico, no Brasil.

A vegetação ao redor do Rio Amazonas é conhecida como Floresta Amazônica, que é caracterizada por uma biodiversidade incomparável. Esta floresta é considerada a maior reserva de biodiversidade do mundo, abrigando milhões de espécies de plantas, animais e insetos. A vegetação é exuberante, composta por uma grande variedade de árvores, lianas, arbustos, bromélias e orquídeas, vitória regia entre outras.

Na região amazônica, podemos encontrar uma árvore emblemática e economicamente importante, a seringueira. Ela é conhecida por produzir o látex, matéria-prima utilizada para a fabricação da borracha. Antigamente, a extração da seringa era a principal atividade econômica da região.





O encontro das águas entre o Rio Amazonas e o Rio Negro é um fenômeno interessante e único. O Rio Negro possui uma coloração escura, enquanto o Rio Amazonas é de água barrenta. No ponto de encontro, as duas águas correm lado a lado, porém não se misturam imediatamente. Isso se deve ao fato de as águas terem diferentes pHs, temperaturas e velocidades, tornando essa junção visivelmente demarcada. Esse espetáculo natural é uma das principais atrações turísticas da região.

Tive a oportunidade de apreciar essa belíssima região quando fui a Manaus, num passeio de balsa turística,em companhia da Rita, que conheci lá.


Guardo ótimas lembranças desses momentos com sua companhia agradável e romântica. 


 



"Você me provoca, me excita, me faz entrar em êxtase!
Me empreste seu beijo, me puxe pela cintura, encoste seu corpo no meu,
 aahhh louco por você"