quarta-feira, 1 de novembro de 2023

BAILES CARNAVALESCOS NO RADIO CLUBE - CAMPO GRANDE

 O Rádio Clube foi fundado no dia 25 de dezembro de 1924. Um grupo de pessoas se reuniu na Biblioteca Pública, à Avenida Afonso Pena, às 17 horas daquele dia, para criar um centro de encontro familiar em Campo Grande. A ideia era reunir amigos para ouvir rádio, uma invenção ainda muito recente no Brasil da época.

O Rádio Clube foi um dos primeiros clubes da cidade, tornando-se um marco na memória de Campo Grande. No início, apenas uma rádio para que os jovens se divertissem ouvindo músicas, notípppcias e trocar ideias, na casa de Vespasiano Barbosa Martins, em 1924. Entre os anos de 1925 a 1943, passou a funcionar ao lado da antiga Prefeitura (demolida em 1970), que se localizava na Av. Afonso Pena, pois a necessidade era de um espaço maior para esses encontros. A partir de 1941, o Rádio Clube inaugura sua nova sede, na Rua Padre João Crippa, com a mesma finalidade de antes, reunião de jovens, diversão e lazer



Surgia o tradicional clube, que, em meio à segunda guerra mundial, construiu sua sede em estilo missões.

Quem já mora aqui há muito tempo com certeza curtiu ao lado da família um bailinho de Carnaval nos clubes da cidade. O Rádio era, de todos, o com mais tradição na folia do Momo. Com um caráter bem familiar, as duas sedes da instituição bombavam com festas em matinês e a noite.



Nessa época, o Carnaval no Rádio Clube era Carnaval mesmo. Tocava muita marchinha e música própria da época, " Jardineira" "Mamãe eu Quero", "Cabeleira do Zezé" e outras. "



Eu e Rosileny fomos a diversos bailes carnavalescos no Rádio Clube. Esses  momentos  são inesquecíveis 
Numa dessas vezes eu me fantasiei de mendigo, em alusão ao salário mínimo 





"Mas é Carnaval!
Não me diga mais quem é você!
Amanhã tudo volta ao normal.
Deixa a festa acabar,
Deixa o barco correr.

Deixa o dia raiar, que hoje eu sou
Da maneira que você me quer.
O que você pedir eu lhe dou,
Seja você quem for,
Seja o que Deus quiser!
Seja você quem for,
Seja o que Deus quiser!"