quinta-feira, 11 de julho de 2024

ELIZETH CARDOSO

Conhecida como A Divina, Elizeth Cardoso é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira e um das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica.

Com importância fundamental para a música brasileira ela nasceu em 16 de julho em uma família de músicos no Rio de Janeiro. 

Elizeth  streou como cantora  com apenas cinco anos e a primeira grande oportunidade ocorreu em sua festa de 16 anos, quando uma apresentação ao popular músico brasileiro Jacob do Bandolim mudou sua vida. 

Bandolim se encantou com o talento da cantora e decidiu compartilhar o seu raro dom vocal. O artista concedeu a Cardoso um show de abertura para a formação de músicos brasileiros em 1936, incluindo nomes como Noel Rosa e Araci de Almeida. 

Em 1950 gravou o primeiro hit, "Canção de Amor". A explosão de recepção popular para este single pavimentou o caminho para uma carreira musical frutífera que foi logo seguida pelo sucesso como atriz tanto na TV quanto no cinema. 

Com músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, como "Chega de Saudade", "Estrada Branca" e "Outra Vez", o álbum é considerado um dos principais lançamentos da época da Bossa Nova, segundo a revista Rolling Stone.  

Elizeth Cardoso tornou-se uma sensação internacional nas décadas seguintes e encantou globalmente o público em turnês mundiais até os anos 1980. 

 Eu e Carmen gostávamos de ouvir suas músicas quando estávamos a sós em momentos românticos, nos envolvendo em abraços e beijos que ficaram guardados em nossos corações


Ao som da antiga vitrola, nos entregávamos à paixão que nos unia.

 Cada acorde ecoava como uma lembrança de momentos românticos vividos juntos. 

Canções antigas traziam sorrisos e olhares cúmplices, enquanto novas melodias embalavam sonhos compartilhados. Nas batidas do coração, a música celebrava o amor que nos conectava.

Nós em sintonia, dançávamos ao ritmo do coração e que se perdia nas melodias que marcaram a história de amor que vivemos. A música era o fio condutor dessa paixão 


"Então eu me entreguei ao sabor provocante de sua língua e ao jeito como seus lábios macios se moviam encostados aos meus
Teus lábios são labirintos que atraem os meus instintos mais sacanas. "

"Não apague o meu fogo. Queime-se comigo.

"Bebe do meu copo enquanto eu te toco, tira minha roupa enquanto te provoco."

"Sonhei com você. Você ia me dar só um beijo, mas, como o sonho era meu, transamos."





A cantora faleceu em 7 de maio de 1990, aos 69 anos, vítima de um câncer no estômago.