quinta-feira, 20 de julho de 2023

TREM DO PANTANAL

 A viagem de trem de Campo Grande, MS até Corumbá, MS, através do Pantanal, é uma experiência única e deslumbrante. A região do Pantanal é considerada uma das maiores áreas alagáveis do mundo, e abriga uma rica diversidade de fauna e flora.

Durante o percurso de aproximadamente 360 quilômetros, os passageiros têm a oportunidade de contemplar a exuberante paisagem do Pantanal, com suas vastas planícies alagadas, extensas lagoas e matas ciliares. Ao longo da viagem, é possível avistar diversas espécies de animais, como jacarés, capivaras, tuiuiús, araras, garças, entre muitos outros.

Quanto ao clima, o Pantanal apresenta duas estações bem definidas: a estação seca e a estação chuvosa. Durante o período de seca, que vai de maio a setembro, os rios e lagoas diminuem de volume, possibilitando uma maior concentração de animais em busca de água. Já no período chuvoso, que vai de outubro a abril, a região fica completamente alagada, proporcionando uma paisagem ainda mais encantadora.

A viagem de trem pelo Pantanal é uma oportunidade única de entrar em contato com uma das áreas mais preservadas e ricas em biodiversidade do Brasil.Continuando a viagem de trem a partir de Corumbá, MS, é possível seguir até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Essa parte da jornada proporciona uma experiência fascinante, atravessando as fronteiras entre o Brasil e a Bolívia e passando por paisagens surpreendentes.



Tive a oportunidade de fazer essa viagem algumas vezes. Uma delas é inesquecível, em companhia da Juracy quando fomos passar o Carnaval em Corumbá, o melhor do estado.

Foi uma viagem romântica em que pudemos conciliar a bela natureza e a nossa intimidade com o encontro das carícias mais ousadas e o ritmo mais gostoso que passamos encontrar. O ser carinhoso e dar prazer total e fascinar como ninguém mais.




JURACY no blog "Elas ... "

ALMIR SATER - Trem do Pantanal