quinta-feira, 27 de junho de 2024

OS VIPS NO ALBATROZ

No início da carreira, cantavam sozinhos sob os nomes Ronald Red e Jett Williams, mas no programa de TV Festival dos Bairros, em 1964, resolveram cantar em dupla. 

A primeira gravação foi, "Tonight", composição deles com letra em inglês, incluída no LP da Record "Reino da Juventude", reunindo artistas participantes do programa homônimo, apresentado por Antônio Aguilar. 


O nome da dupla , OS VIPS, foi inspirado no filme norte-americano de 1963, " Gente Muito Importante ", que despontou para o sucesso em 1966, depois de gravarem a música "A volta", escrita por Roberto Carlos e Erasmo Carlos.


A dupla teve vários sucessos. Na grande maioria, composições de Roberto Carlos: "Emoção" (1965), "Faça Alguma Coisa Pelo Nosso Amor" e, após a mudança para a CBS em 1968, as músicas também de Roberto: "É Preciso Saber Viver" (1968) e "Largo Tudo e Venho te Buscar".

Gravaram uma série de versões dos Beatles, como "Menina Linda" (I Should Have Known Better), "Coisas que Acontecem" (Things We Said Today), "Obrigado, Garota" (Thank You Girl), "Michelle" e "Submarino Amarelo".

Em 1968, o programa Jovem Guarda foi cancelado pela TV Record; Márcio acabou se mudando para o Rio de Janeiro, para trabalhar na Som Livre, enquanto Ronaldo permaneceu em Santana, SãoPaulo, para montar negócios com o dinheiro ganho pela dupla. 

Em 1970, voltaram à Continental e, sob o nome artístico 'Márcio e Ronaldo', gravaram sucessos, como "Só até Sábado" (de Lílian Knapp). Em 1976, a dupla se separou e Márcio se tornou produtor da gravadora Som Livre.


Em 1990, um retorno da Jovem Guarda lotou o Asa Branca no Rio de Janeiro. Reunidos, gravaram um LP ao vivo pela Som Livre (A Volta, lançado em janeiro de 1991, que vendeu 300 mil cópias). Em 1995, foi lançado um CD quíntuplo, com 29 artistas capitaneados pelos Vips, para comemorar os 30 anos do movimento, e vendeu 3 milhões de cópias

Foi nessa ocasião que a dupla fez um show em Londrina, no Albatroz, que assisti junto com Anita, ocasião em  que  tive a oportunidade de bater um papo com Márcio e lembrar de momentos do período que estudamos juntos no CEDOM .

Não pense em mim como apenas amigo , eu sinto mais que amizade

Te quero mais que um amigo pois foi de uma amizade que me conquistou.

Sempre fui um grande amigo seu
Só que não sei mais se assim vai ser
Sempre te contei segredos meus

Esse amor entrou no coração
Agora diz o que é que a gente faz

Nada melhor que eu deixar você saber
Pois é tão triste esconder
Um sentimento tão bonito




Na manhã do dia 20 de janeiro de 2014, Márcio Augusto, internado há alguns dias por conta de uma pneumonia, faleceu em um hospital em Angra dos Reis, depois de sofrer uma infecção generalizada, aos 68 anos.

Ronald Antonucci morreu na noite de um sábado (22/6/2024), aos 82 anos. A notícia foi confirmada pela família nas redes sociais.