terça-feira, 21 de outubro de 2025

ALCIONE

Alcione Dias Nazareth, a aclamada "Marrom", "Dama do Samba" e "A Voz do Samba", é, de fato, um ícone da Música Popular Brasileira (MPB), com uma carreira vitoriosa que se estende por mais de 50 anos.


Nascida em São Luís, Maranhão, em 1947, Alcione teve contato com a música desde a infância, sendo ensinada a tocar instrumentos de sopro pelo pai, que era maestro da banda da Polícia Militar.

Chegou a trabalhar como professora primária, mas a música falou mais alto. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967, onde começou a cantar em boates.


Após participações em programas de calouros e shows, sua carreira deslanchou. Em 1975, lançou seu primeiro álbum, "A Voz do Samba", que trouxe um de seus maiores e mais atemporais sucessos: "Não Deixe o Samba Morrer".

Alcione se consolidou como uma das maiores sambistas do país. Seu apelido, "Marrom", virou uma marca registrada.


Embora seja a "Rainha do Samba", sua obra demonstra grande versatilidade, transitando com maestria pelo pagode, xote, baião, bolero e, principalmente, pela música romântica, com hits como "Estranha Loucura", "Faz uma Loucura por Mim" e "Você Me Vira A Cabeça (Me Tira Do Sério)".

Alcione é celebrada não apenas pela sua voz potente e inconfundível, mas também por sua personalidade marcante e por ser uma inspiração que abriu portas para muitas outras mulheres negras na música brasileira.

É muito bonito e significativo lembrar dos momentos românticos compartilhados com Jussara, tendo as músicas de Alcione como trilha sonora! A música tem esse poder de marcar épocas e sentimentos de uma forma inesquecível.

Ouvir esses discos com Jussara foi, sem dúvida, testemunhar a ascensão de um ícone e criar memórias afetivas embaladas por uma das vozes mais calorosas da música brasileira. Que bom guardar essas lembranças tão especiais!


JUSSARA no blog " Elas ... "


"As amizades preenchem os nossos dias com beleza e alegria."

"Quando estou perto de você, sinto uma eletricidade no ar"

"As amizades, novas ou antigas, deixam a caminhada mais leve."  

"Deixa eu te beijar até você sentir vontade de tirar a roupa."