terça-feira, 16 de julho de 2024

CLARA NUNES

 

Clara Nunes, nome artístico de Clara Francisca Gonçalves Pinheiro (Paraopeba, 12 de agosto de 1942 — Rio de Janeiro, 2 de abril de 1983), foi uma cantora e compositora brasileira, considerada uma das maiores e melhores intérpretes do país.

Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, também viajou para muitos países representando a cultura do Brasil. Conhecedora das músicas, danças e das tradições africanas, ela se converteu à umbanda e levou a cultura afro-brasileira para suas canções e vestimentas. Foi uma das cantoras que mais gravaram canções dos compositores da Portela, sua escola de samba de preferência. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de cem mil discos, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam discos. Durante toda a sua carreira, vendeu quatro milhões e quatrocentos mil discos.


Em 1974, a cantora atuou (ao lado de Paulo Gracindo), em "Brasileiro Profissão Esperança", espetáculo de Paulo Pontes, referente à vida da cantora e compositora Dolores Duran e do compositor e jornalista Antônio Maria. 


Assistir a esse show  ao lado de Jucely é certamente uma memória que guardamos com carinho. Clara Nunes, conhecida como a "Rainha do Samba", e Paulo Gracindo, um ator e cantor de muita expressão na época, juntos proporcionam um espetáculo que misturava música, teatro e muita emoção
Ter alguém com quem compartilhar experiências culturais e emocionais é algo que enriquece nossas vidas e fortalece os laços de amizade e amor.

Lembrar desse dia com certeza traz uma sensação de nostalgia e alegria, e é uma das provas de que a arte pode ser uma forma poderosa de conexão e expressão humana , mas também pela companhia de Jucely, o que tornou o momento ainda mais especial



Ainda naquele ano de 1975, casou-se com seu noivo, com quem estava junto desde 1971, o poetacompositor e produtor Paulo César Pinheiro. Após a união, percorreu diversos países da Europa em turnê e em lua-de-mel.

Gravou em 1981 o LP "Clara", com grande sucesso para a música "Portela na Avenida" (de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro), com a participação especial da Velha Guarda da Portela nesta faixa, e estreou o show "Clara Mestiça" (dirigido por Bibi Ferreira). Ainda naquele ano, a Odeon lançou uma coletânea intitulada "Sucesso de Ouro".

JUCELY no blog " Elas .... "

Seus beijos são como uma overdose de paixão, quero me viciar em você.”

“Nossos corpos dançam em sintonia, uma sinfonia de prazer e desejo.”

“Só de pensar em você, meu corpo já se aquece e minha mente se perde em fantasias ousadas.”

 “Cada momento ao seu lado é uma promessa de paixão e êxtase.”